G1
Depois de dois anos e meio em obras, a SC-403 em Florianópolis está com o trânsito liberado. Um ano mais tarde do que o prazo inicial para a entrega da duplicação, a rodovia está com o fluxo de veículos mais ágil, sem as tradicionais filas longas, segundo motoristas. A obra será oficialmente inaugurada na próxima terça-feira (15).
Com a pista pronta, sinalizada e iluminada, ainda faltam alguns detalhes nas calçadas e acabamentos como canaletas e limpeza. O técnico de imagens José Machado costuma usar a rodovia até quatro vezes por dia e já ficou horas preso no engarrafamento. “Fiquei 20 dias fora e agora que voltei estou surpreso com a melhora no trânsito após a duplicação”, afirma.
Ciclovia
Os ciclistas não têm a mesma opinião dos motoristas, pois terão que compartilhar a calçada com os pedestres na subida do morro. “A gente sente falta de uma ciclovia contínua em que você possa decidir para onde vai e tem o teu caminho próprio, sem precisar depender da boa vontade de motorista ou levar susto com buzina”, diz a ciclista Sônia Weber.
O engenheiro responsável pela obra explicou à RBS TV, por telefone, que o projeto da ciclovia é de uma calçada compartilhada entre ciclistas e pedestres. Ele admite que o espaço ficou reduzido, mas afirma não haver como ampliar.
Para as calçadas serem concluídas é preciso um remanejamento de uma adutora. Essa tubulação será levada para a área onde fica a calçada, para facilitar os serviços de manutenção.
Segundo a assessoria de comunicação da Companhia Catarinense de Águas e Sanemaento (Casan), aconteceu nesta quarta-feira (9) uma reunião com a Secretaria de Estado de Infraestrutura para definir quando esse trabalho será feito.