Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, libertaram, durante a tarde desta sexta-feira de Natal, o empresário da construção civil João José Gonçalves, de 75 anos, que é sogro do prefeito Daniel Netto Cândido (PSD), de São João Batista – município limítrofe com Biguaçu.
Ele estava sequestrado desde o dia 10 de dezembro e foi localizado por agentes da divisão antissequestro em um cativeiro, em Paranaguá, no Estado do Paraná. Os bandidos chegaram a pedir R$ 8 milhões de resgate. Durante essas duas semanas, os familiares permaneceram em silêncio, a pedido da polícia, para não atrapalharem as investigações.
Na casa de praia que funcionava como cativeiro, os policiais prenderam dois sequestradores. Um terceiro conseguiu fugir. Os criminosos foram enviados para Curitiba e depois devem ser transferidos para uma unidade prisional em Santa Catarina, onde aguardarão julgamento da Justiça. O empresário já está sendo levado da capital paranaense para ser entregue aos familiares.
O prefeito de São João Batista comemorou, em uma postagem no Facebook, o “presente da Natal” que a família ganhou. “Agradecemos muito a Deus! Agradecemos à todos pelas orações. Agradecemos às polícias Civil e Militar pelo empenho. Em especial à Divisão Antissequestro da Deic. Esse foi o melhor presente de Natal da nossa família”, escreveu Cândido.
Veja o vídeo feito pela Deic:
O sequestro:
João foi sequestrado por homens armados, que invadiram a casa dele, na rua Marcos Silva, no bairro Cardoso, naquela cidade. Conforme a PM, quatro homens chegaram ao local em um automóvel Volkswagen Gol, com placas de São Francisco do Sul (SC), e invadiram a casa com armas nas mãos.
Eles trancaram a esposa de João Gonçalves em um dos cômodos. Depois, colocaram o empresário dentro do carro e saíram em alta velocidade, por meio da estrada geral do Moura, rumo à SC-409. Os criminosos colocaram o idoso noutro carro e abandonaram o Gol usado para levá-lo da casa.