“O que marca Florianópolis para você?” foi uma das perguntas que guiaram o ano de estudo da Marca Turística de Florianópolis. Com o envolvimento de 13 mil pessoas é que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC apresentam nesta quarta-feira, às 10 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, as três identidades visuais que vão para votação pública. A mais votada, claro, se tornará a Marca Turística de Florianópolis.
As três alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”, cada uma com sua particularidade, mas todas com o objetivo de retratar visualmente a essência de viver o que só existe em Florianópolis estarão disponíveis para votação durante um mês no site do projeto (www.marcaflorianopolis.com).
“Nós precisávamos de uma marca turística. Os principais destinos do planeta, como Nova Iorque, Londres, Paris, têm uma marca turística definida, e isso é algo importante, ao passo que gera a sua identificação. Todos os produtos têm uma marca, um ícone. Este processo com a universidade, ouvindo as pessoas, os profissionais, fez com que a marca surgisse de maneira democrática, técnica, científica, mas com cheiro da terra. Podemos afirmar a legitimidade deste processo. Esta é uma marca não apenas turística, mas também de atração de investimentos, que vai movimentar a nossa economia”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.
Durante o processo, foram vários meses de imersão na cultura, história e cotidiano da cidade, que resultaram em ricas descobertas para o estudo da marca, realizado pelo Laboratório da de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
Processo
Desde o lançamento do projeto, em julho de 2014, a comunidade foi envolvida em diversas etapas do estudo, respondendo ao principal questionamento: “O que marca Florianópolis para você?”. Foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade; outras mil pessoas foram ouvidas diretamente; gravados 213 depoimentos em vídeo e outros 500 realizados por escrito.
Com estes dados, o estudo chegou ao DNA da Marca Turística em maio de 2015, definido como: natural, multicultural, mágica, quirida e vibrante. Estas cinco características representam a essência da capital catarinense, construído por cada uma das pessoas que participaram do projeto.
O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários, moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).
“Toda cidade turística tem que ter uma marca e ela tem que ter uma identidade. O mais interessante na construção da Marca é o processo, em que a população, até mesmo o visitante, contribui participando, falando o que pensa sobre a cidade”, avalia a secretária de Turismo, Zena Becker.
Ao final da votação serão sorteados kits de produtos com a nova identidade visual: camiseta, squeeze, adesivo e mais.
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