Enquete irá escolher a identidade visual de Florianópolis

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“O que marca Florianópolis para você?” foi uma das perguntas que guiaram o ano de estudo da Marca Turística de Florianópolis. Com o envolvimento de 13 mil pessoas é que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC apresentam nesta quarta-feira, às 10 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, as três identidades visuais que vão para votação pública. A mais votada, claro, se tornará a Marca Turística de Florianópolis.

As três alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”, cada uma com sua particularidade, mas todas com o objetivo de retratar visualmente a essência de viver o que só existe em Florianópolis estarão disponíveis para votação durante um mês no site do projeto (www.marcaflorianopolis.com).

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“Nós precisávamos de uma marca turística. Os principais destinos do planeta, como Nova Iorque, Londres, Paris, têm uma marca turística definida, e isso é algo importante, ao passo que gera a sua identificação. Todos os produtos têm uma marca, um ícone. Este processo com a universidade, ouvindo as pessoas, os profissionais, fez com que a marca surgisse de maneira democrática, técnica, científica, mas com cheiro da terra. Podemos afirmar a legitimidade deste processo. Esta é uma marca não apenas turística, mas também de atração de investimentos, que vai movimentar a nossa economia”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Durante o processo, foram vários meses de imersão na cultura, história e cotidiano da cidade, que resultaram em ricas descobertas para o estudo da marca, realizado pelo Laboratório da de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.

Processo

Desde o lançamento do projeto, em julho de 2014, a comunidade foi envolvida em diversas etapas do estudo, respondendo ao principal questionamento: “O que marca Florianópolis para você?”. Foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade; outras mil pessoas foram ouvidas diretamente; gravados 213 depoimentos em vídeo e outros 500 realizados por escrito.

Com estes dados, o estudo chegou ao DNA da Marca Turística em maio de 2015, definido como: natural, multicultural, mágica, quirida e vibrante. Estas cinco características representam a essência da capital catarinense, construído por cada uma das pessoas que participaram do projeto.

O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários, moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).

“Toda cidade turística tem que ter uma marca e ela tem que ter uma identidade. O mais interessante na construção da Marca é o processo, em que a população, até mesmo o visitante, contribui participando, falando o que pensa sobre a cidade”, avalia a secretária de Turismo, Zena Becker.

Ao final da votação serão sorteados kits de produtos com a nova identidade visual: camiseta, squeeze, adesivo e mais.

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