O primeiro encontro para discutir a Operação Presença – Verão 2016, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, ocorreu na manhã desta quinta-feira (6). Representantes das mais de 70 entidades envolvidas participaram do encontro discutindo as ações bem sucedidas da temporada anterior e os pontos que necessitam ser trabalhados de forma mais intensa.
A Operação tem como objetivo alinhar as ações apresentadas pelas entidades, sendo elas divididas em quatro eixos temáticos: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer e sustentabilidade. Deste modo, a Secretaria realiza um monitoramento no decorrer da temporada para acompanhar o andamento das ações, se já foram, ou estão sendo implementadas, e os resultados obtidos com elas.
Na última temporada foram respondidas 75% das ações apresentadas. Para este ano a meta é de 90% daquilo que será planejado seja respondido pelos envolvidos na Operação, que teve início das atividades no encontro desta quinta e o término previsto para abril de 2016, quando será realizado o balanço geral dos trabalhos.
O balanço da repercussão das ações na mídia, durante 2014/2015, obteve um resultado 20% mais positivo do que em 2013/2014. Os esforços para que não ocorresse a falta de energia e água, além dos esforços para garantir segurança, distribuição de pulseiras de identificação, fiscalização nas praias e a coleta de lixo foram alguns dos pontos positivos da última Operação Presença.
“Uma pequena ação, bem planejada e executada de forma correta, oferece um grande avanço para a cidade e aqueles que aqui vivem, além de melhorar a recepção dos turistas que escolhem Florianópolis como destino para descanso e lazer”, destacou a secretária de Turismo, Zena Becker.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Floripa Convention & Visitours Bureau (FC&VB), Marco Aurélio Floriani, complementou a fala da secretária, frisando que, “se a cidade é boa para nós moradores, ela é boa para o turista”.
Para esta temporada, já foi firmada parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para a instalação de chuveiros em 16 dos 20 deques que serão colocados em 12 das principais praias da cidade.