Equipe do Programa Melhor em Casa realiza encontro para cuidadores de seus pacientes

Publicidade

 

 

Continua após a publicidade

Na manhã da  quarta-feira (15/03) foi realizado o primeiro encontro do ano com os cuidadores dos pacientes do Programa Melhor em Casa, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Os encontros ocorrem mensalmente e tem o objetivo de proporcionar um espaço de escuta, troca de saberes e de informações com os cuidadores e familiares dos pacientes em internação domiciliar, visando capacitá-los, contribuir para a superação das dificuldades enfrentadas no dia a dia e estimular o autocuidado.

Cuidadores conheceram o poder das plantas medicinais

Durante o encontro, foram abordados os benefícios das plantas medicinais. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as plantas, aprender sobre seus benefícios e de que maneira usar cada uma. Também puderam conhecer melhor o trabalho da Pastoral da Saúde, que há mais de 15 anos vem beneficiando as pessoas por meio de seus produtos fitoterápicos.

A palestra foi de suma importância para os cuidadores e equipe, que puderam entender um pouco mais sobre as plantas, sua correta de utilização, benefícios e principalmente sobre seu uso em caráter preventivo.

“A ideia é consolidar a parceria com a Pastoral, para que os profissionais conheçam cada vez mais esse trabalho e utilizem as práticas integrativas a fim de complementar à medicina tradicional no município”. Explica Franciely Pacheco, Gerente Técnica de Saúde do Isev/Biguaçu.

“O uso das plantas medicinais é uma alternativa terapêutica extremamente eficaz, que vem ao encontro das minhas condutas. Utilizo frequentemente práticas complementares, como a homeopatia, em meus pacientes conciliando a medicina tradicional e alopática e os resultados são sempre positivos”, ressalta a médica do Programa Melhor em Casa, Patrícia Pfeilsticker Sousa Santos.

Além dos cuidadores, estavam presentes os profissionais do programa e as voluntárias da pastoral da Saúde de Biguaçu, Iria Buss Roveda (Tesoureira) e Edite Kremer Petry (Coordenadora).

da Assessoria

Publicidade