Evento comemora 40 anos do Senai São José

Publicidade
Em 40 anos o SENAI de São José ajudou a formar mais de quatro mil técnicos

Angelo Mendes  – A Vice Presidência Regional Sudeste da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promove na quarta-feira (25) um evento para comemorar os 40 anos desde a inauguração da unidade do SENAI em São José. Implantado para garantir a qualificação profissional dos colaboradores de empresas fundadas poucos anos antes – caso da Frangos Macedo, da INPLAC, da Décio Metalúrgica, da Intelbras, da Cassol Pré-Fabricados e da Modecol, ativas ainda hoje, o chamado Centro de Ensino São José abriu as portas no dia 27 de julho de 1978.

A turma pioneira – do curso de Relações Humanos no Trabalho – iniciou no mês de agosto daquele mesmo ano. As primeiras parcerias, firmadas com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e a Intelbras, garantiram a capacitação de 294 trabalhadores no primeiro ano de atividades – número que pulou para 660 nos 12 meses seguintes.

Continua após a publicidade

Além de formar profissionais, o espaço teve presença importante na história do associativismo na região. Foi dentro do SENAI que empresários se reuniram e discutiram a criação da AEMFLO, entidade que hoje reúne milhares de empresários dos setores de indústria, comércio e serviços da região. “A educação e o aperfeiçoamento constante dos colaboradores são fundamentais para a competitividade de qualquer empresa – o que é verdade inconteste hoje, mas já era percebido pelos empresários há quatro décadas. O SENAI cumpre um papel vital na oferta de conhecimento para que as empresas ganhem competitividade e ajudem a desenvolver a região”, diz o vice-presidente regional da FIESC, Tito Alfredo Schmitt.

Em 40 anos o SENAI de São José ajudou a formar mais de quatro mil técnicos – isso sem falar de outros milhares de alunos em cursos de ensino médio, de aprendizagem industrial, de pós-graduação, de curta duração e de extensão profissional.

Publicidade