G1 – O ex-deputado federal João Pizzolatti, que estava foragido desde 8 de maio, foi preso preventivamente por volta das 15h30 desta sexta-feira (17) em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos em São José, na Grande Florianópolis, informou a Polícia Civil. O ex-parlamentar é auditor fiscal na Secretaria de Estado da Fazenda.
A advogada Helen Beal, que defende Pizzolatti, disse que acompanha o fato. A defesa pediu na tarde desta sexta-feira (17), a revogação da prisão preventiva, mas até o horário do cumprimento do mandado ainda não havia decisão judicial sobre a solicitação.
Pizzolatti teve a prisão decretada por ter descumprido uma medida cautelar ao ser flagrado dirigindo mesmo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. Ele é réu por tentativa de homicídio doloso e embriaguez ao volante, em processo relacionado a um acidente de trânsito ocorrido no final de 2017.
Pizzolatti foi levado para Blumenau para ficar detido naquele município, já que a prisão foi decretada pela Vara Criminal da cidade.
O ex-deputado estava na clínica de reabilitação desde o início da semana, informou a defesa dele. Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda, ele não comparece ao trabalho desde o dia 9 de maio, dia seguinte à decretação da prisão. O auditor recebe verba indenizatória de auxílio-combustível da pasta.