Ex-presidente do Uruguai participa de conferência na UFSC em Florianópolis

Publicidade

Jose-Mujica-of-UruguayO ex-presidente uruguaio José Mujica irá participar da Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas (COY11), entre os dias 26 e 28 de novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

O evento é uma preparação para a Conferência Climática de Paris (COP21 – Conference of Parties), em dezembro. Mujica participa da cerimônia de abertura, na quinta-feira (2), a partir das 20h, no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos.

Continua após a publicidade

A COY11 terá versões locais simultâneas em diversas cidades do mundo – Paris (França), Montreal (Canadá), Antananarivo (Madagascar), Nouméa (Nova Caledônia), Rabat (Marrocos), Abomey Calavi (Benim) e Tokyo (Japão) – com o objetivo de empoderar e engajar os jovens na construção de um futuro mais justo, solidário e cooperativo, além de inserir as demandas intergeracionais nas agendas de discussão globais e locais.

“A participação e o comprometimento de nós, jovens, com esta causa indica a construção de um futuro melhor para esta e para as próximas gerações, e o desejo de um mundo melhor para todos. Este evento será um marco por permitir que nos conectemos à juventude de diversas regiões do mundo, para refletir sobre nossas realidades e propor mudanças possíveis a elas”, afirma Thaianna Elpídio Cardoso, coordenadora geral da COY11 Florianópolis.

A conferência abordará, ao longo da programação, os temas tratados oficialmente no Acordo de Paris: “Mitigação, adaptação e perdas e danos”; “Financiamento e transparência”; “Desenvolvimento e transferência de tecnologia”; “Engajamento, educação e empoderamento”. Além disso, todas as COY11 locais se conectarão diariamente, com o objetivo de construir um documento global com os anseios da juventude para o mundo. “Este documento será nossa voz na COP21 e representará nosso compromisso de agir em cada região”, complementa Thaianna.

Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro, a COP21 visa estabelecer um novo acordo sobre as emissões de gases de efeito estufa.

A informação é da UFSC.

Publicidade