Exposição em Florianópolis mostra a diversidade das florestas catarinenses

Publicidade
Foto: Aires Mariga/Epagri
Foto: Aires Mariga/Epagri

A partir desta semana, quem passa pela sede da Epagri, na Capital, pode conhecer um pouco mais sobre as florestas catarinenses na exposição itinerante “Nossas Florestas”, organizada pelo IFFSC (Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina).

Segundo a engenheira florestal da instituição, Manoela Drews Aguiar, a mostra visa apresentar ao público leigo, de uma forma mais clara e simples, o resultado de anos de pesquisa que avaliou a quantidade e a qualidade das florestas que ainda restam em nosso estado.

Continua após a publicidade

A exposição conta com 21 banners com fotos das espécies identificadas, informações sobre o uso medicinal ou ornamental dos recursos encontrados, dados sobre os resultados do projeto alcançados até agora, além de objetos – como equipamentos utilizados pelos pesquisadores -, mostra de espécies coletadas e publicações geradas. Manoela destaca que, com essas informações, o público tem a compreensão de como pode auxiliar na preservação ou até mesmo na recuperação das florestas perto de sua casa.

A mostra é autoexplicativa e possui um guia impresso para auxiliar os visitantes. O público pode ainda fazer o download desse guia no celular através do gerador de código QR, caso tenha o aplicativo instalado em seu aparelho. A exposição fica na Epagri até 9 de março e vai seguir para outras instituições catarinenses.

O Projeto Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina é uma iniciativa do governo estadual com objetivo de inventariar os remanescentes florestais do estado e gerar uma base de dados para desenvolver a política florestal para Santa Catarina. É realizado desde 2007 pela Furb com recursos da Fapesc, em parceria com Epagri, UFSC e Udesc.

Publicidade