Fatma autoriza instalação de centros de reabilitação de animais marinhos no Estado

Publicidade

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) deu autorização para construção de dois locais para tratamento de animais marinhos. O Centro de Reabilitação de Animais Marinhos será instalado no Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis e ficará sob a gestão da Fatma e a ONG R3 Animal. O Laboratório de Reabilitação de Aves Marinhas será em Penha e ficará sob responsabilidade da Univali.

A construção dos centros vai proporcionar benefícios ambientais e otimização de recursos para os órgãos envolvidos. “Os animais resgatados e apreendidos em fiscalizações não precisarão ser transportados por longas distâncias para receber o tratamento adequado. Isto facilita a logística e evita o estresse dos animais”, explica o coronel Rogério Rodrigues, diretor de Proteção de Ecossistemas da Fatma.

Continua após a publicidade

O documento de autorização estabelece o plano de trabalho que será realizado e a instalação de estruturas adequadas nos centros, como laboratórios, salas de cirurgia e equipe de biólogos e veterinários, por exemplo. Além dos centros em Penha e Florianópolis, a coordenadoria de fauna da Fatma analisa mais dois pedidos. Um para Laguna, sob responsabilidade da Udesc e outro para São Francisco do Sul, sob gestão da Univille.

A Univali é o órgão responsável pela gestão dos centros de reabilitação de animais marinhos no Estado.

Texto: Anne Caroline Anderson

Publicidade