Na busca e trajetória pela primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série ‘A’ de 2015, o Figueirense novamente confia na força do estádio Orlando Scarpelli, neste domingo (31), a partir das 18h30, quando enfrentará o Cruzeiro – atual bicampeão da competição – em jogo válido pela quarta rodada .
O alvinegro pretende incorporar o espírito de equipe do ano passado, quando sob comando do técnico Argel Fucks, só foi derrotado duas vezes nas 15 partidas do brasileirão 2014 que disputou em Florianópolis.
Na edição deste ano do certame, o Figueirense disputou somente uma partida em casa, que foi no empate com o Vasco ainda pela segunda rodada. O Cruzeiro, que até esta semana se dividia entre o Brasileiro e a Taça Libertadores da América, não vive um bom momento no certame nacional. Até agora, na única partida que disputou fora de casa, o time mineiro foi derrotado pelo Santos na Vila Belmiro.
Figueirense e Cruzeiro se enfrentam desde a temporada de 1973, quando, no antigo estádio Adolpho Konder, realizaram a primeira partida da história entre eles, em um jogo amistoso. Daquela época até hoje, já foram 24 confrontos na história, sendo 22 partidas somente pelo Campeonato Brasileiro da Série A e um pela Copa Sul Minas (2002).
No Orlando Scarpelli foram 13 partidas pelo brasileirão na história e o equilíbrio ficou como a principal característica. Foram cinco vitórias para cada equipe, além de três empates. Nos últimos anos, o Figueirense vem de sequência positiva, já que venceu em 2011, 2012 e empatou em 2014. A última derrota – na temporada 2008 – ocorreu em uma partida muito equilibrada em que o Furacão acabou derrotado por 4 a 3.