A primeira Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil (Fimar), que começou nesta quinta-feira (4), segue até domingo (7), em Florianópolis. O evento tem exposição de produtos para embarcações, rodadas de negócios e seminários com palestrantes internacionais. A entrada para todos os espaços é gratuita, informa a assessoria.
O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Durante a cerimônia de abertura, o secretário Filipe Mello destacou as relações culturais e históricas entre Santa Catarina e Itália, como por exemplo, a ligação entre Giuseppe e Anita Garibaldi. Além disso, destacou a importância do desenvolvimento do setor náutico para o turismo. “Com as regras claras e justas, o turismo contribui para a sustentabilidade dos balneários. Onde não há turismo com responsabilidade, abre-se espaço para a ilegalidade”, afirmou.
O propósito da Fimar é unir a tecnologia e o design dos produtos náuticos italianos com a indústria catarinense do setor. Por meio de encontros de negócios, o evento cria a possibilidade de estabelecer parcerias entre empresas, já que Santa Catarina é o segundo pólo náutico do Brasil e a Itália é a maior referência do setor náutico no mundo inteiro devido aos seus produtos de excelência. Com esse intercâmbio, a tendência é que produção náutica catarinense ganhe novos elementos e seja aperfeiçoada, fomentando a cadeia produtiva e gerando mais oportunidades de emprego e renda.
“Foi um longo trabalho e hoje estamos colhendo os frutos. A Fimar é resultado concreto das parcerias que estabelecemos com a Itália”, destacou o presidente da Associação Náutica Catarinense para o Brasil, Leandro ‘Mané’ Ferrari, que também preside o Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da SOL.
A capacitação não ficou de fora da programação da Fimar, que conta com diversos palestrantes nacionais e internacionais. Um dos destaques foi a participação da secretária-geral do European Boat Industry, Mirna Cieniewicz, que apresentou números do setor náutco na Europa. O European Boat Industry tem sede em Bruxelas (Bélgica) e representa os interesses da indústria náutica europeia.
A Fimar é uma realização da empresa BrazilPlanet, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Santur, Assonautica Italiana, Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), Prefeitura de Florianópolis, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Santa Catarina (Sebrae/SC), Agência ICE, Unioncamere, Ucina e Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália.
Horário de Funcionamento:
5 de junho (quinta e sexta-feira): 15h às 21h
6 de junho (sábado): 14h às 21h
7 de junho (domingo): 14h às 20h
Programação de seminários:
Tema: Pesca Industrial e Esportiva e Maricultura
Dia 5 de junho, das 15h às 17h30, Sala Joaquina
Representantes da Federação Nacional das Empresas de Pesca da Itália (Federpesca) participarão deste seminário, com o propósito de debater questões relacionadas à pesca no Brasil e na Itália. Entre os palestrantes, estarão o vice-presidente da Federpesca, Luigi Giannini, o pesquisador da Epagri/CEDAP, Alex Alves do Santos, e o representante da Anep, Marcelo Claro.
Tema: Tendências globais do Turismo Náutico – Projeto Cambusa
Dia 5 de junho, das 18h às 19h30, Sala Joaquina
A Assonautica Italiana vai trazer ao público as informações sobre o Projeto Cambusa, que consiste na promoção e divulgação de produtos locais, como vinhos e doces, típicos de determinados territórios italianos. Entre outros palestrantes, estarão o presidente da Assonáutica, Alfredo Malcarne, e o secretário-geral da entidade, Matteo Dusconi.
Informações: www.fimaritaliabrasil.com.br.