A Secretaria do Foro da comarca da Capital realizou, nessa quarta-feira (31/5), a destruição de materiais apreendidos em processos judiciais arquivados nas varas criminais do Fórum Desembargador Rid Silva. Antes desta etapa, servidores da secretaria promovem ainda uma pré-inutilização dos objetos.
O processo final de destruição, que ocorre numa empresa de reciclagem localizada em São José, na Grande Florianópolis, é acompanhado pelo chefe de secretaria, José Claudio Passamani, e pelo servidor Mário César Candido. No local acontece a destruição do material em prensa industrial.
Desta feita, os objetos encaminhados alcançaram quase 1 tonelada. Os resíduos remanescentes recebem destinação em conformidade com a legislação ambiental. O processo se repete trimestralmente devido à quantidade de material apreendido e sob guarda da secretaria da unidade.
O fluxo constante e volumoso exige esta rotina de descartes para a organização do local e o reaproveitamento do espaço para guarda de novos objetos.
Entre os materiais apreendidos e posteriormente inutilizados constam celulares, capacetes, armas brancas, balanças, computadores, máquinas fotográficas, roupas, documentos, televisores, bicicletas, barras de ferro e ferramentas em geral.