O governador Raimundo Colombo (PSD) e o secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, solicitaram à presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, durante audiência realizada nesta terça-feira de manhã, em Brasília, que o órgão autorize a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma) a analisar e emitir o licenciamento ambiental das obras de mobilidade urbana na Grande Florianópolis, como a implantação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT).
Conforme a assessoria do Governo do Estado, a presidente do Ibama sinalizou positivamente com a delegação da função para a Fatma neste caso. Como o trajeto previsto para a primeira etapa do BRT envolve trechos da BR-101 e da BR-282 (Via Expressa), o licenciamento poderia ficar com órgãos federais. Agora, segundo o Estado, o processo de licenciamento poderá ficar mais ágil.
A proposta é implantar o BRT na Grande Florianópolis para melhorar a mobilidade na ligação entre Ilha e Continente. O secretário Taniguchi afirmou que a modelagem final do projeto deve ser apresentada ao governador nas próximas semanas. “A partir daí, entramos na etapa das audiências públicas obrigatórias, o Tribunal de Contas avalia o processo e podemos, então, fazer a licitação”, explicou.
Além da reunião no Ibama, Colombo também participou de audiência com a diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar do andamento de obras de infraestrutura em Ssanta Catarina que são financiadas pela instituição. No encontro, a comitiva catarinense também apresentou a proposta para a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).
A secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini, também acompanhou as reuniões na capital federal.
*Com informações da Assessoria de Imprensa