A Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta quinta-feira (31) à noite, que entre os dias 1º de janeiro e 31 de março de 2016, foram confirmados 22 casos de vírus influenza A (H1N1), em Santa Catarina. Blumenau é o município com o maior número de acometidos pela gripe aguda, com dez registros. Em Itajaí foram quatro, Florianópolis, três; São José, dois; Guaramirim, um; Tubarão, um e, Brusque, um.
Nesses três meses, o H1N1 causou quatro mortes em Santa Catarina – duas em Blumenau, uma em Guaramirim e outra em Brusque. Outras seis suspeitas de óbitos pelo vírus da gripe ‘A’ foram descartados após exames médicos e laboratoriais.
Os vírus do tipo influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão do vírus. No entanto, em 2016, as ocorrências de casos do H1N1 foram registradas ainda no final do verão, com o aumento no começo do outono, em vários estados brasileiros. Isso tem causado uma corrida aos postos de saúde e clínicas particulares em busca das vacinas.
Neste ano, a campanha gratuita de vacinação contra gripe ocorrerá no período de 30 de abril a 20 de maio, e terá como grupos prioritários crianças menores de 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, idosos acima de 60 anos, indígenas, trabalhadores de saúde e portadores de comorbidades.
Em Santa Catarina, o Estado conseguiu antecipar a campanha para o dia 25 de abril. Serão 1,7 milhão de doses da vacina disponíveis nos postos de saúde em todos os municípios catarinenses, de acordo com o Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2016. No dia 30 de abril acontece o dia “D” de mobilização nacional.