Os alunos do projeto Guardião Ambiental estiveram nesta semana na propriedade da família Harry Westphal, localizada na região da Limeira, visando conhecer um pouco mais sobre a agricultura familiar.
O projeto Guardião Ambiental é uma iniciativa da Prefeitura de Biguaçu, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famabi) e Secretaria de Educação, e beneficia uma turma composta de 39 alunos das escolas municipais com idade entre 11 e 14 anos, tendo como objetivo a formação de multiplicadores para as ações de educação ambiental. O curso é gratuito com encontros às terças-feiras no período vespertino. Entre as atividades estão aulas teóricas e práticas, com saídas a campo uma vez por mês.
Os jovens guardiões foram recebidos por um dos responsáveis pela propriedade, o senhor Érico Westphal. Na oportunidade foi discutida a preocupação ambiental e social sobre o uso de agrotóxico, contando com o apoio do engenheiro agrônomo Rafael Pereira Marçal, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
A engenheira ambiental Isabel Medeiros Moreira, da Famabi, destacou que “a aula foi muito proveitosa, além dos problemas levantados sobre o uso de agrotóxico, os alunos conheceram algumas plantações, alimentaram os animais criados na propriedade e auxiliaram na extração de caldo de cana cultivado no local”.
Para o prefeito Ramon Wollinger, “através de ações de educação ambiental estamos formando cidadãos mais conscientes e preocupados com a preservação sustentável dos recursos naturais, além disso, todo o conhecimento que irão adquirir com certeza será levado às famílias, às escolas e às comunidades”.
A informação é da assessoria.