Homem morre atingido por raio em Santa Catarina

Publicidade

A Defesa Civil confirmou a segunda morte em Santa Catarina em decorrência de temporais. Na segunda-feira (17), um agricultor morreu após ser atingido por um raio em São Carlos, no Oeste. Ele chegou a ser socorrido por familiares, mas não resistiu. No domingo (16), Maria Clara de Souza, de 8 anos, morreu depois que uma árvore caiu sobre o carro em que estava com a família, em Tubarão, no Sul. A menina estava no banco de trás e morreu na hora. A informação é do G1.

Desde domingo, o Sul foi a região do estado mais afetada, onde ao menos 10 cidades tiveram prejuízos. No Oeste, ao menos 15 tiveram destalhamentos. De acordo com a Defesa Civil, até o fim da noite de segunda, eram 177 desalojados, 6,1 mil afetados e  977 residências atingidas.

Continua após a publicidade

Na manhã desta terça (18), cerca de 50 mil unidades continuavam sem luz no estado. Destas, 27,9 mil ficam em Tubarão.

Decreto de emergência

O município de Tubarão decretou situação de emergência depois que um temporal com fortes ventos no domingo (16) causou estragos por toda a cidade, além da morte de uma criança. O decreto foi assinado na tarde de segunda-feira pelo prefeito Olavio Falchetti. Caberá ao estado homologar ou não o decreto, que se for aprovado vai para a avaliação da União.

Quatro famílias estavam desabrigadas até o fim da noite de segunda e 150  desalojadas. O número de afetados pelo temporal chega a 1.150.

Sem energia no Sul

Em Laguna, o vendaval atingiu uma residência e afetou quatro pessoas. Além disso, houve problemas no fornecimento de energia, depois do tombamento de uma carreta sobre a ponte Anita Garibaldi, retirada na segunda. Uma pessoa ficou ferida.

Em Braço do Norte, Criciúma, Gravatal, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Urussanga, Içara e Pescaria Brava, o vento derrubou árvores e causou a queda de energia. No Morro da Fumaça, o vento forte deixou dois feridos e 10 desalojados.

No fim da tarde de domingo, em Balneário Rincão teve um tsunami meteorológico. Carros foram arrastados pelo mar. Em Araranguá, uma ressaca, atingiu sete carros em Balneário Morro dos Conventos.

A subestação das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) de Imbituba  também foi danificada pelo vendaval, o que prejudicou o abastecimento em Laguna, Imbituba, Garopaba e Braço do Norte.

 

Publicidade