‘Idoso na Praça’ comemora o dia do idoso em Biguaçu

Publicidade

A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, promove na terça-feira (29/09) e quinta-feira (01/10) o evento “O Idoso na Praça”, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. O evento conta com a parceira da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc/SC). A informação é da assessoria.

A programação inclui diversas atividades gratuitas de prevenção e promoção da saúde, bem como atrações culturais e de beleza. Nos dois dias de evento, o início será a partir das 14h, se estendendo até às 17h, na Praça Nereu Ramos, Centro de Biguaçu.

Continua após a publicidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas acima de 60 anos no país é de cerca de 23 milhões de pessoas, o que representa quase 12% da população total. Nos próximos 20 anos esse número, conforme as estimativas do IBGE, deverá mais do que triplicar, chegando a mais de 88 milhões de pessoas.

Jogo de dominó fará parte da comemoração do Dia do Idoso - Foto Pedro Costa SECOMEm Biguaçu, a Secretaria de Assistência Social através do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), realiza uma série de ações visando o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa do município. Estão cadastrados no CCI 24 Grupos da Terceira Idade, com cerca de 700 idosos. Dentre as atividades, destacam-se as confraternizações do Dia das Mães, Dia dos Pais e a Festa da Primavera, além de viagens, passeios, participações em competições esportivas, bem como os ensaios e apresentações do Coral e Grupo de Dança da Terceira Idade.

“Todas essas atividades oferecidas pelo CCI tem o objetivo de levar aos idosos do município momentos de convivência e de alegria, levantando sua autoestima, promovendo resultados positivos na saúde, ao estimular a manterem atividades sociais e físicas. Esta é mais uma ação de nossa administração em favor da qualidade de vida de nossos cidadãos. Parabéns a todos os participantes.” afirmou o prefeito Ramon Wollinger.

Em 11 de novembro de 2014, foi aprovada e sancionada a Lei nº 3516, de autoria do então vereador Marconi Kirch, que hoje exerce a função de Secretário de Assistência Social e Habitação. A referida Lei institui no município a “Semana Municipal do Idoso”, a ser comemorada anualmente na primeira semana de outubro e passa a interagir o calendário oficial de eventos de Biguaçu.

O evento tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da importância dos idosos na sociedade, desenvolver encontros e fóruns de debates com temas de relevância social, tendo como foco o idoso, homenagear instituições e pessoas que se destacam pelo bem estar dos idosos no município, promover concursos, oficinas temáticas, cursos e afins que promovam o idoso e desenvolver também outras iniciativas que visem a promoção e valorização do idoso, tais como palestras, seminários e campanhas educativas.

Confira a Programação

Terça-feira 29/09

– Abertura da Semana do Idoso (com presença do prefeito e autoridades)

– Jogos do SESC

– Zumba

– Boi-de-Mamão

– Verificação de pressão arterial

–  Pintando o 7

– Caminhada da saúde

– Jogos de dominó, canastra

 

Quinta-feira 01/10

– Verificação de pressão arterial

– Apresentação do Coral da Terceira Idade (músico Eromar)

– Varal literário

– Poema com o tema “A Terceira Idade”, (de Dalvina de Jesus Siqueira,  poetisa e embaixadora cultural da cidade)

– Apresentação de dança

– Dança circular

– Dia da beleza

– Roda de samba (com o músico Neném Maravilha)

– Jogos de dominó, canastra, mini vôlei e minibasquete

Publicidade