Inmet publica alerta de frio intenso em SC entre hoje e sábado

Publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, na tarde desta quinta-feira (7), apontando queda acentuada na temperatura nos três estados da Região Sul, entre a noite de hoje e a manhã do próximo sábado (9). Conforme o comunicado, os termômetros irão marcar temperaturas muito baixas em várias cidades – principalmente nas áreas altas. Em Santa Catarina, poderá haver geada ampla durante as madrugadas, com temperatura negativa e próxima de 0°C, do Oeste ao Planalto. Já na Grande Florianópolis, a previsão é de mínima de 3ºC no pé da serra e em torno de 8°C a 10°C no litoral.

Segundo o órgão, a mudança na temperatura está associada à formação de uma nova massa de ar de origem polar sobre a região. O centro da nova massa de ar frio – que é a região mais intensa do sistema – passará exatamente sobre o Sul do Brasil. Não deve gear no litoral catarinense e nem na parte centro-norte do Paraná, embora o frio também seja intenso nestas regiões.

Continua após a publicidade

Essa onda de frio também avançará pelo Sudeste, parte do Centro-Oeste e atingirá, inclusive, os estados de Rondônia e do Acre, de acordo com previsão do Inmet.

Outro destaque é a intensificação dos ventos, cujas rajadas podem chegar de 80 a 90 km/h no litoral das regiões Sul e Sudeste do país, devido à influência de um ciclone extratropical que vai se formar sobre o Oceano Atlântico.

Publicidade