Mais de 13 mil candidatos participam do vestibular da Udesc neste domingo

Publicidade

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aguarda 13,643 candidatos para as provas do Vestibular de Verão 2016, que serão aplicadas das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó, Ibirama,  Lages, Laguna e São Bento do Sul. Os vestibulandos podem consultar os locais na internet.

Haverá 1.289 vagas de 49 cursos presenciais de graduação em disputa, o que representa 75% do total aberto pela Udesc para o próximo semestre. As demais vagas da universidade serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições abrirão em janeiro.

Continua após a publicidade

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), que exigem também uma prova prática, de habilidade específica.

Conforme o ranking do MEC, a Udesc é a quarta melhor universidade estadual do Brasil, entre 46 avaliadas, e a 18ª na classificação geral, que tem 192 instituições de ensino superior. Além disso, a universidade dos catarinenses é a melhor em graduação do Estado.

Questões, gabarito e resultado

Segundo o edital, o Vestibular de Verão terá 50 questões objetivas na prova da manhã, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). À tarde, haverá redação sobre atualidades e conhecimentos gerais e mais 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

Os candidatos poderão ter acesso aos arquivos das provas e aos gabaritos a partir das 20h30 deste domingo. O prazo para recorrer contra as questões será de dois dias úteis após essa divulgação.

O anúncio da lista dos classificados em primeira chamada ocorrerá até 10 de dezembro na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e no site do vestibular. Já a matrícula dos aprovados nessa chamada deverá ser feita em 4 e 5 de fevereiro, conforme aponta o Calendário Acadêmico 2016.

Recomendações importantes

A Coordenadoria do Vestibular recomenda aos candidatos que verifiquem as salas das provas, leiam o edital com bastante atenção e cheguem aos locais com 30 minutos de antecedência.

Para ter acesso às salas, é preciso levar o documento original de identidade utilizado para efetuar a inscrição, que deve estar atualizado e em perfeito estado.

Os portões em todas as cidades serão fechados dez minutos antes do início das provas. Quem chegar depois dos horários definidos pelo edital não poderá fazer o vestibular, independentemente dos motivos alegados.

Para a realização das provas, os candidatos deverão se apresentar com caneta esferográfica fabricada em material transparente com tinta de cor azul ou preta. Outros pontos sobre materiais permitidos e proibidos podem ser consultados no item 7 do edital.

Índices por vaga

Oferecida em Florianópolis, Fisioterapia segue em primeiro lugar entre os cursos mais concorridos na relação geral do Vestibular de Verão, com 39,78 candidatos por vaga.

As duas posições seguintes continuam sendo da Medicina Veterinária, em Lages, com 37,30 candidatos por vaga, e do Design Gráfico, em Florianópolis, com 33,86. A lista dos cinco cursos mais procurados também tem Engenharia Mecânica, em Joinville, com 26,56, e Educação Física (Bacharelado), em Florianópolis, com 24,60.

Nesse vestibular, a Udesc manterá o sistema de cotas por meio do Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 20% estão reservadas para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Os vestibulandos também podem conferir os índices de vaga para não optantes de cotas, para candidatos negros e para alunos que fizeram ensino médio em escola pública.

A informação é da assessoria.

Publicidade