Ministério do Turismo aponta que Florianópolis está entre melhores cidades turísticas do país

Publicidade

Florianópolis está inserida no conceito ‘A’ das cidades turísticas do país desde agosto, segundo o Ministério do Turismo (MTur). Os destinos turísticos foram subdivididos em cinco categorias, de ‘A’ a ‘E’, conforme as variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. Ao todo, 3.345 municípios compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, divididos em 303 regiões turísticas. A informação é da assessoria da prefeitura.

“Esta divisão de acordo com os conceitos de cada munícipio é importante para que possamos alinhar junto ao órgão máximo do setor, o Ministério do Turismo, políticas públicas que possam aprimorar a gestão, além de auxiliar na distribuição dos recursos que possam desenvolver mais o trabalho que já estamos realizando em Florianópolis”, destacou a secretária Municipal de Turismo, Zena Becker.

Continua após a publicidade

De acordo com as categorias, os que estão conceituados como ‘A’ representam os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. São 51 municípios inseridos neste conceito, incluindo as 27 capitais brasileiras. Apenas este grupo, em que está Florianópolis, responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional, segundo o MTur.

O grupo ‘B’ tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas pelo Ministério do Turismo. Juntos, os grupos ‘A’ e ‘B’, representados por 218 municípios, respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional. Já o grupo ‘C’, com 504 municípios, representa 15% do total avaliado.

O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, concentra-se nos grupos ‘D’ e ‘E’, que reúne municípios de menor fluxo de turistas e empregos formais no setor. A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de municípios, torna-se mais fácil proporcionar apoios adequados a cada um deles.

Florianópolis - vista aérea da avenida Beira-Mar Norte (Foto-Assessoria)
Florianópolis – vista aérea da avenida Beira-Mar Norte (Foto-Assessoria)

 

Publicidade