Ministra da Agricultura abre Congresso Brasileiro de Soja em Florianópolis

Publicidade

O VII Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2015 começaram nesta segunda-feira, às 19h30, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC). A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e do presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

Lopes fez palestra de abertura com o tema “Políticas, Investimentos, Pesquisa e Inovação – Bases para o Desenvolvimento da Agricultura Brasileira”. Na ocasião, mostrou como a pesquisa foi fundamental para tornar o Brasil uma potência mundial na produção de alimentos e destacará os desafios a serem enfrentados nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Realizado a cada três anos pela Embrapa Soja, o Congresso Brasileiro de Soja é o maior fórum de discussão sobre a cadeia produtiva da oleaginosa no país. Neste ano, ele ocorre conjuntamente com o Mercosoja, encontro que reúne países produtores de soja do Mercosul, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A junção dos eventos visa aumentar o intercâmbio de conhecimento entre os países da América do Sul.

Até a próxima quinta-feira, os eventos reunirão cerca de 2 mil pessoas, entre pesquisadores, professores universitários, estudantes, agentes de assistência técnica, produtores e profissionais que trabalham na cadeia produtiva para discutirem tecnologias, inovação e os desafios do complexo soja.

Com o tema “Tecnologia e mercado global: perspectivas para a soja”, o congresso terá 75 palestras, sendo 25 internacionais, 15 painéis, 12 conferências, além da apresentação de 370 trabalhos na sessão pôsteres. As atividades envolverão debates e apresentações sobre biotecnologia, manejo de resistência fitossanitária, custos de produção, mudança do clima, agricultura de precisão, nutrição de plantas, tecnologia de sementes, integração de sistemas, comercialização, logística, entre outros.

O Congresso conta ainda com um Pavilhão de Exposições, onde 34 expositores apresentarão as novidades do mercado de soja e possibilitará e poderão interagir com diferentes atores do complexo produtivo.

Relevância da soja

De acordo com a Conab, na safra 2014/15, a produção de soja no Brasil foi de 95 milhões de toneladas em uma área cultivada de 31 milhões de hectares. A produtividade média foi de cerca de 3t/ha. Esses números garantem ao complexo soja a primeira posição entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil, com movimentação de US$ 31 bilhões ao ano. A soja é uma das principais mantenedoras do superávit na balança comercial brasileira. Além disso, em conjunto com os outros setores do agronegócio, o complexo soja colabora direta e indiretamente com 40% dos empregos no Brasil.

Publicidade