Da Assessoria – O Colégio Superior da Grande Florianópolis reuniu-se na tarde dessa segunda-feira (12/03) para discutir a minuta do Projeto de Lei Complementar do Estado que dispõe sobre o transporte coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis. O vice-prefeito Vilson Norberto Alves participou da reunião que aconteceu no Prefeitura de São José e reuniu prefeitos e representantes dos municípios que integrarão o novo sistema. A minuta trata do planejamento, gestão, execução e operação do novo serviço de transporte público coletivo intermunicipal.
Sob responsabilidade da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf), o projeto prevê a construção de terminais de integração e corredores exclusivos, interligando os municípios de Biguaçu, Águas Mornas, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.
Para o vice-prefeito Vilson “a discussão do projeto é de extrema importância pois trata-se de um serviço que atende grande parcela da população e que não envolve apenas uma ou duas cidades, mas toda uma região”.
Aprovado na reunião, o documento segue para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para análise e votação dos deputados. A partir da aprovação será possível a celebração de convênio entre os munícipios e o Estado, permitindo a implantação, gestão e execução do novo serviço e infraestrutura de transporte público.
A arquiteta e urbanista Luana Schmitt Montero, representante titular do município no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) também participou da reunião.