Núcleo de Apoio à Saúde da Família promove aulas de alongamento no bairro Vendaval

Publicidade

Assessoria

Todas as terças-feiras, às 9h, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realiza uma aula de alongamento para pacientes da Unidade Básica de Saúde do bairro Vendaval. A aula dura cerca de 50 minutos e possui até o momento 23 participantes de todas as idades.

Continua após a publicidade

O grupo de alongamento surgiu em novembro de 2015 devido a uma demanda da unidade, que solicitava uma atividade corporal mais leve. “As aulas possuem livre demanda. Os interessados podem chegar e participar sem necessidade de inscrição ou indicação médica”, explica Patrícia Mara Maia, a fisioterapeuta responsável pelas aulas. Ela ainda completa que “o alongamento não tem contraindicação, pois fazemos adaptações conforme a necessidade de cada caso”.

A paciente Vilma Catarina Peres relata que na semana passada chegou ao grupo sentindo muitas dores. “Eu tenho problema de coluna, já fiz até cirurgia. Achei que nem conseguiria participar da aula”. Após o alongamento ela diz ter melhorado 99%. “Quando faço alongamento, sinto dor na hora, mas depois alivia e não sinto mais nada durante toda a semana”, destaca.

“Fiquei sabendo do grupo através da agente comunitária de saúde. Quando esteve na minha casa, ela comentou sobre o grupo de alongamento, disse que era muito bom e então comecei a fazer no ano passado”, conta Jucemar Hoffmann. “Tenho problemas na coluna e no joelho. Depois que comecei a praticar os alongamentos eu melhorei bastante. Aprendi a fazer os exercícios e depois repito em casa, me sinto bem melhor. Estou muito satisfeita”, ressalta.

Para o secretário municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira, “ações como essa são muito importantes, pois inserem a prática de uma atividade física no dia a dia das pessoas”.

“Ao oferecer oportunidades para que as pessoas se exercitem perto de suas casas, também estamos promovendo saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vidas dos moradores”, finalizou o prefeito Ramon Wollinger.

Publicidade