As 60 varas da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, somadas, receberam quase 9% a mais de processos (8,6%, mais precisamente) no ano passado do que em 2021, totalizando 65.867 novas reclamações trabalhistas no estado. A quantidade de ações julgadas foi praticamente a mesma (65.825) do que a de distribuídas, mas superou em quase 3 mil o total de julgadas do ano passado.
Dos casos solucionados pela primeira instância, 54% foram por sentenças e 46% por acordos mediados pelos juízes e juízas. Um dado que chama a atenção é que 81% das varas cumpriram a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para as conciliações, que é “aumentar o índice em relação à média do biênio 2019/2020, em 1%”.
Referente às metas propostas pelo CNJ à Justiça do Trabalho, em 2022, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) cumpriu oito das nove. A exceção foi exatamente a que prevê julgar uma quantidade maior de processos do que a de distribuídos durante o ano.
Os índices foram divulgados pela Secretaria de Gestão Estratégica do tribunal e contemplam o ciclo 2021-2026 do plano estratégico do Judiciário trabalhista catarinense. Os dados se referem à fase de conhecimento do processo, em que se discute se o autor tem direito ou não ao que está requerendo.