Outono começa com previsão de enfraquecimento do fenômeno El Niño

Publicidade

Durante o outono de 2016  – que começou neste domingo, dia 20 de março, e vai até 20 de junho – a previsão é de enfraquecimento do fenômeno El Niño, atingindo a neutralidade até a metade do ano. Não se descarta a possibilidade de La Niña no segundo semestre. A chuva deve ficar próxima a acima da média em Santa Catarina, sendo mais favorável para a região Oeste a chuva acima da média.

A temperatura também deve ficar próxima a acima dos valores climatológicos. Em março e abril chegam as primeiras massas de ar frio com formação de geada em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul.

Continua após a publicidade

A partir de maio, massas de ar mais intensas no Sul do Brasil deixam a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina. Porém, neste inicio de outono não há previsão de frio intenso, ainda por influência do El Niño.

Características do outono

A estação marca a transição entre o verão e o inverno, e são comuns: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

A informação é da meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram.

Publicidade