Da Assessoria – A valorização da história do descobrimento do país e de personagens importantes, como do navegador Vasco da Gama, estão em exposição gratuita no hall do prédio da Secretaria Municipal de Educação.
A mostra conta com painéis, gravuras, fotos, documentos e textos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 19h. A Secretaria de Educação fica na Rua Hermógenes Prazeres, 59, Centro de Biguaçu.
Os painéis que estão em exposição na Secretaria de Educação foram doados pelo Museu Etnográfico Casa dos Açores, que fica em São Miguel, e pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), após contato do administrador do museu, Valmir Martins Vieira, com o prefeito Ramon Wollinger e a secretária de Educação, Kátia Bichels.
Foram recebidos 106 painéis, sendo que 38 estão no hall da Secretaria e os demais serão utilizados para exposições itinerantes nas escolas municipais. São quatro coleções diferentes, sobre os temas “Descobrimento do Brasil”, “Vasco da Gama”, “Camões” e “Padre Antônio Vieira”.
“São coleções belíssimas e que não poderiam ter melhor lugar para estarem expostas, no prédio da Secretaria de Educação, onde funciona a Biblioteca Municipal e logo mais nas escolas da rede. Com estas obras as pessoas são instigadas pelo apelo visual a reviverem e se apropriarem da história, principalmente os jovens, buscando as nossas raízes”, destacou a secretária Kátia.
Saiba mais
Confira um pouco sobre a história contada pelos painéis recebidos pela Secretaria de Educação:
Descobrimento do Brasil
A descoberta do Brasil refere-se à chegada oficial, em 22 de abril de 1500, da frota das caravelas portuguesas comandada por Pedro Álvares Cabral ao território denominado Ilha de Vera Cruz, as terras que hoje compõem o território do Brasil.
Vasco da Gama
Navegador português que comandou a expedição marítima que saiu de Portugal em 8 de julho de 1497, contornou o continente africano, até chegar em 20 de maio de 1498 na Índia.
Camões
Luís de Camões foi um poeta português, autor do poema épico “Os Lusíadas”, que narra a viagem comandada por Vasco da Gama à Índia. Veja um trecho:
E ponde na cobiça um freio duro,
E na ambição também, que indignamente
Tomais mil vezes, e no torpe e escuro
Vício da tirania infame e urgente;
Porque essas honras vãs, esse ouro puro
Verdadeiro valor não dão à gente:
Melhor é merecê-los sem os ter,
Que possuí-los sem os merecer.
Padre Antônio Vieira
Nascido em Portugal, foi trazido ao Brasil criança, onde recebeu ordenação sacerdotal e começou a atuar na Companhia de Jesus, um movimento cristão de catequização indígena.