Palestra reúne centenas de profissionais da Secretaria de Educação em Biguaçu

Publicidade

Da Assessoria – Dando sequência no plano de formação continuada, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta sexta-feira (8) um grande encontro com os profissionais da rede municipal de ensino. O evento contou com a palestra “Educação, vivências e aprendizagem: o cotidiano da escola como espaço de trocas humanas significativas e de formação ética, estética e cultural emancipatória”, ministrada pelo professor e doutor César Nunes.

Para César Nunes, o evento promovido pela Semed marca um momento muito importante na educação. “O Brasil vive um momento bem diferente com a base nacional comum curricular e investir na formação continuada permite que os professores coloquem em prática as novas ideias e os novos dispositivos da educação brasileira. Muito municípios no país estão fazendo isso, muitos não. Biguaçu está inserido num grupo dos 25% que fazem e por isso quero parabenizar a equipe da secretaria e o prefeito pelo olhar para com a educação”, finaliza.

Continua após a publicidade

As aulas nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas Municipais têm início na próxima quarta-feira (13). Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com quatro polos de ensino no município, as aulas iniciam nesta segunda (11). Desde a primeira semana de fevereiro diretores, professores e equipes técnicas estão em atividades.

“Este é um momento lindo e de encantamento para nossa rede, um momento construído por muitas mãos e com a dedicação de toda nossa equipe. As palavras do professor e doutor César nos enriqueceram e proporcionaram um aprendizado que agora será colocado em prática no nosso dia a dia. Agradeço o prefeito Ramon pela confiança e olhar carinhoso para a educação, agradeço a todos que participaram e enobreceram nosso encontro”, comentou a secretária Kátia Roussenq Bichels.

O prefeito Ramon Wollinger discursou enaltecendo o trabalho dos profissionais da rede municipal de ensino. “A educação é formada por muitas coisas, por unidades escolares, por projetos e eventos, mas o principal na educação são nossos profissionais, pois são eles que levam o conhecimento, que ensinam e que preparam para a vida, que lapidam o maior patrimônio da cidade que são nossas crianças”, destacou.

Ramon falou dos projetos que estão sendo desenvolvidos para as unidades escolares e destacou as tratativas com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para cessão do prédio onde funcionava o campus A, no Jardim Carandaí. No local será implantado um grande centro de educação e formação e a Casa do Educador, um espaço para formar e capacitar os servidores da rede municipal. “É um projeto que estamos lutando há muito tempo e que vai fortalecer ainda mais a educação em Biguaçu”, completou.

O palestrante

César Nunes é um educador brasileiro nascido no Norte do Paraná, no chamado Norte Pioneiro, em 1959. Estudou em sua cidade natal, Congonhinhas, e em outras cidades daquela região. Teve uma parte de sua infância na vida rural, o que lhe renderia experiências e vivências inolvidáveis em sua trajetória, hoje ressignificadas pela memória e pelo sentido das lembranças. Frequentou escolas de formação religiosa de 1971 a 1983, que lhe deixaram marcas da paideia cristã e de outras culturas, humanistas e críticas, das quais sempre recorre em seus estudos e atividades de formação. Em 1980 mudou-se para Campinas, estado de São Paulo, onde reside até hoje. Foi professor de escolas da educação básica em Campinas e algumas outras cidades paulistas, assumindo funções de coordenação e gestão, em escolas públicas e particulares.

Iniciou o magistério no Ensino Superior na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista e Itatiba, estado de São Paulo. Depois foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por mais de uma década, nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Filosofia, Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Educação Física, Biblioteconomia e Ciências Sociais. Desde 1998 é professor de carreira na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Defendeu o Mestrado em Educação em 1988, o Doutorado em Filosofia e Educação em 1996, a livre-docência em Ética e Educação em 2006. É professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP.

Publicidade