Pescadores encontram peixe-lua em praia de Santa Catarina e soltam no mar

Publicidade

Na manhã de quinta-feira, um fato curioso ocorreu em São Francisco do Sul, Litoral Norte de Santa Catarina. Um peixe-lua caiu nas redes dos pescadores na localidade da praia de Paulas. Segundo o pescador José Elias dos Santos, mais conhecido na região como Dedé, quando ele e seu colega notaram a presença do peixe na rede, o levaram para a terra para tentar desprende-lo. Na sequência, o peixe foi solto em seu habitat natural.

O peixe-lua é o maior peixe-ósseo conhecido, e chega a atingir 4 metros de comprimento. Esta espécie habita as regiões temperadas e tropicais dos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, e também é difundido na bacia do Mediterrâneo. Muitas vezes é visto na superfície dos oceanos, em um comportamento em que acredita-se ter a função de aquecer o corpo após prolongados mergulhos em grandes profundidades e também para que os pássaros ajudarem na limpeza da sua pele, já que transporta grande carga de parasitas.

Continua após a publicidade

Esta espécie de peixe faz migrações regulares, costumando aproximar-se das praias quando estas são “invadidas” por medusas, salpas e outros organismos do plâncton, seu alimento habitual. Em alguns lugares do mundo, a carne desse peixe é considerada apetecível. No entanto, ela contém neurotoxinas em quantidades consideráveis.

Peixe Lua Gigante é encontrado em São Francisco do Sul - Ana Cristina da Rocha Bonetto - RBS
Peixe Lua Gigante é encontrado em São Francisco do Sul – Ana Cristina da Rocha Bonetto – RBS

A Notícia

Publicidade