Ramon e Vilson lideram pesquisa eleitoral em Biguaçu

Publicidade

Pesquisa divulgada neste sábado (17), no jornal Fatos Biguaçu, aponta que Ramon Wollinger (PSD) e Vilson Norberto Alves (PP) estão na liderança da disputa para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, com 50,9% das intenções de voto, contra 44,1% de Vilmar Astrogildo Tuta de Souza e André Clementino, ambos do PMDB, e 4,9% de Auri Bitencourt e Miriam Mattos, ambos do PSOL.

O levantamento foi contratado pela Canasjurê Editora, Agência de Publicidade, Propaganda e Eventos e realizado pela empresa Tendência Pesquisa e Consultoria, sob responsabilidade do estatístico Usiara Britto.

Continua após a publicidade

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SC-09139/2016. Conforme o plano amostral anexado no TSE, foram ouvidas 593 pessoas de todas as faixas etárias, em 23 bairros do município, entre os dias 12 e 15 de setembro. A margem de erro é de 4% e o índice de confiança é de 95%.

Jornal destaca pesquisa eleitoral em Biguaçu (Imagem: Reprodução)
Capa do jornal destaca pesquisa eleitoral em Biguaçu (Imagem: Reprodução)

Os números destacados na capa do jornal Fatos Biguaçu refletem o que seriam apenas os votos válidos, excetuando as respostas nas opções “Não Souberam”, “Não Responderam” e “Nenhuma das Opções”, na modalidade de pesquisa estimulada (quando é apresentado ao entrevistado um questionário com os nomes dos candidatos). Dessa forma, contabilizou-se aqueles que já estão com a convicção do voto firmada.

Extrato completo

Na página “4” do jornal foi publicado um gráfico com todos os números das respostas nessa modalidade. Ramon e Vilson lideram com 41,4% das intenções de votos, contra 35,9% de Tuta e André e 4,0% de Auri e Miriam. “Não Souberam” e “Não Responderam” somam juntos 4,2% e, “Nenhuma das Opções”, 14,5%.

Este último índice pode refletir o percentual de pessoas que vão se abster de votar, ou seja, não comparecerão às urnas no dia da eleição. Essa média se aproxima do índice histórico de abstenção em Biguaçu. Na eleição de 2012, cerca de 11,6% do eleitorado não foram às urnas e, em 2008, o índice chegou a 10,2%.

Quem vai ganhar a eleição?

Na mesma página “4”, o jornal publica o resultado da pergunta feita ao entrevistado: “Independentemente do seu voto, qual chapa você acha que vai ganhar a eleição?” A pesquisa revela que 47,2% já pontuam como certa a vitória de Ramon e Vilson no dia 2 de outubro. Outros 41,1% acreditam em Tuta e André e, outros 1,7% indicam Auri e Miriam. “Não Souberam” e “Não Responderam” essa pergunta somam 10%.

Maioria dos entrevistados aponta que Ramon e Vilson vão vencer as eleições (Imagem: Recorte da página 4 do jornal)
Ramon e Vilson vão vencer as eleições, segundo responderam os entrevistados (Imagem: Recorte da página 4 do jornal)

 

Publicidade