Polícia Militar forma 695 novos soldados em SC nesta quinta-feira

Publicidade

A Polícia Militar de Santa Catarina realiza a partir desta semana as cerimônias de formatura do Curso de Formação de Soldados de 2016. A corporação vai formar 695 novos militares, que serão distribuídos pelo Estado. Na Capital, o evento acontece nesta quinta-feira (15), às 20h, no Centro de Ensino da Polícia Militar, na Trindade, com a presença do governador Raimundo Colombo.

O curso de formação em 2016 teve duração de sete meses, com carga horária de 1.204 horas/aulas e 45 horas de estágio, com disciplinas na área de direito, tiro policial, ordem unida, educação física militar, defesa pessoal e técnicas de polícia ostensiva, entre outras.

Continua após a publicidade

A turma de formandos leva o nome do soldado Vinícius Alexandre Gonçalves, que faleceu no dia 16 de setembro de 2016, na Capital, quando fazia policiamento na comunidade Morro do Horácio, no Bairro Agronômica. A guarnição composta pelo soldado Alexandre foi recebida a tiros e ele atingido por um dos disparos.

Os novos soldados vão atuar nas 11 regiões operacionais da Polícia Militar, em 31 municípios catarinenses. Eles foram distribuídos pelos batalhões seguindo critérios técnicos e objetivos, que levaram em conta os índices criminais da região, efetivo existente na unidade e a relação número de habitantes por policial militar. Os soldados poderão ser remanejados para outras cidades atendidas pelo batalhão.

A 5ª Região Policial Militar (RPM) de Joinville irá receber o maior contingente: 100 soldados. Na sequência, estão a 7ª RPM de Blumenau, com 90 militares; e a 1º RPM de Florianópolis, com 88.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, falou que os novos policiais formados representam um significativo reforço ao efetivo disponível na corporação. “Buscamos combater a violência e a temos enfrentado com muito trabalho e investimentos por parte do Governo. Queremos que a instituição continue sempre numa crescente de bons serviços e de excelência naquilo que se propõe a fazer em prol da sociedade”, disse o comandante.

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou o esforço do governo nas ações relacionadas à área. “Estamos entregando mais de 700 novos profissionais para a sociedade catarinense. Em seis anos, só na PM, já foram mais de 3,5 mil inclusões. É um ato fundamental para a continuidade dos trabalhos da Polícia Militar e para o aumento da segurança da população”, finalizou.

João Carlos Mendonça Santos

Publicidade