O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, assinou um documento que será enviado ao representante da vacina Sputnik V, na Bulgária, manifestando interesse na compra de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19. A carta de intenção – tornada pública na manhã desta sexta-feira (5) – leva em consideração a enorme urgência pela qual a cidade, o estado e o país atravessam devido aos avanços devastadores da pandemia.
“A Prefeitura de São José tem feito um trabalho de referência no combate à pandemia, tanto na estrutura, quanto no empenho dos profissionais. Nossas equipes de saúde são extremamente capacitadas e os profissionais estão se doando há quase um ano para salvar vidas. Nesse sentido, São José vai buscar todas as alternativas, não só para dar um tratamento digno, baseado no que diz a ciência, mas também procurar imunizar nossos cidadãos e cidadãs pra impedir que mais pessoas se contaminem e que mais famílias percam seus entes queridos”, afirma Orvino.
Leia também:
Sobrecarregado por Covid, Hospital suspende atendimentos ambulatoriais
Governo do Estado decreta fechamento de serviços não essenciais no fim de semana
O documento reforça a brevidade no encaminhamento da proposta de aquisição para que o Município possa avançar ainda mais nas ações de imunização com o objetivo de preservar a saúde dos josefenses contra a Covid-19.
Vacinação
Até o momento, São José já alcançou o percentual de vacinação de 100% dos idosos que vivem em instituições, 107% da população estimada de idosos com mais de 90 anos e 103% da população estimada de idosos entre 85 e 89 anos, e 106% do público da faixa etária de 80 a 84 anos. Essa diferença numérica pode ocorrer por alguns fatores, como mudança de cidade. Neste caso, o Município é obrigado a lançar o percentual acima da meta para informar ao Ministério da Saúde as doses mais aplicadas e em quais grupos elas foram aplicadas.
Nesta sexta (5), o Município iniciou a vacinação dos idosos de 79 anos ou mais. No total, 10.432 pessoas já receberam a primeira dose da vacina em São José, e a segunda dose do imunizante foi aplicada em 3184 pessoas.
Notícias no WhatsApp? Clique aqui.