Da Assessoria – O prefeito Ramon Wollinger recebeu na tarde dessa quinta-feira (23) representantes de Lojas Maçônicas do município em seu gabinete. A visita teve um motivo especial, a sanção da lei n° 3938/2019, que institui o Dia do Maçom de Biguaçu, a ser comemorado oficialmente no dia 20 de agosto. No mesmo ato foi sancionada a lei que institui o Dia do DeMolay, que será celebrado anualmente em 18 de março. A Ordem DeMoley é um grupo de jovens com idade entre 12 e 21 anos incompletos, patrocinado e apoiado pela Maçonaria.
Segundo o empresário e jornalista Luiz Lunardelli, 65 anos, maçom iniciado há mais de 33 anos e atual dirigente de uma das quatro Lojas Maçônicas que funcionam em Biguaçu, “a Maçonaria é uma Instituição surgida na Inglaterra em 1717 que tem por objetivo tornar a humanidade mais feliz pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um.”
A Maçonaria atua de maneira discreta junto à sociedade e é voltada aos valores éticos e morais. No mundo, existem aproximadamente seis milhões de maçons, quase 300 mil no Brasil. Em Biguaçu funcionam 4 Lojas Simbólicas, reunindo em torno de 150 membros.
O vereador Adriano Luiz Vicente, autor das leis, destacou a importância da Maçonaria em Biguaçu. “O trabalho que fazem de forma discreta, silenciosa, levando esperança e solidariedade a quem mais precisa e ainda, ajudando a transformar vidas, é o que nos motivou a apresentarmos o projeto que hoje se torna lei. Criar o Dia do Maçom e do Demolay, é apenas uma forma de homenagear vocês que ajudam tantas pessoas em nossa cidade”, encerrou o parlamentar.
Na ocasião, o Vereador João Luiz Luz, em nome dos membros da Loja Monte Hermon nº 163, entregou ao prefeito Ramon Wollinger a proposta de um Projeto de Lei instituindo nas escolas da Rede Municipal de Ensino, uma disciplina denominada Educação do Caráter. “A base para uma sociedade mais justa e perfeita passa necessariamente pela educação de nossas crianças e jovens dentro do conceito de formação positiva do caráter sadio desde a mais tenra idade. Neste sentido, formulamos essa proposta que, se levada a efeito, poderá resultar numa melhoria substancial no processo de aprendizagem voltada para o bem da nossa cidade”, afirmou o vereador.
“A Maçonaria tem um papel muito bonito na sociedade contribuindo para o desenvolvimento, principalmente social do município. Me orgulho de receber tantos amigos que lutam para transformar o mundo e de forma especial nossa cidade numa sociedade mais fraternal e me sinto honrado por sancionar essas leis”, discurso o prefeito Ramon.