O segundo dia da Semana Nacional da Conciliação em Santa Catarina registrou a realização de 556 audiências, com 267 acordos que resultaram no total de R$ 6,8 milhões em valores homologados. Os números são de caráter estadual e englobam audiências de 1º e 2º graus, pré-processuais, em fase de conhecimento ou fase de execução. Foram atendidas na terça-feira (22) 1.734 pessoas por um universo de 150 participantes, entre juízes (23), juízes leigos (8), conciliadores (69) e voluntários e colaboradores (50).
O destaque do dia ocorreu no Cejusc da Capital, onde uma audiência de conciliação pré-processual resultou na homologação de acordo no valor de R$ 5,5 milhões.
O resultado agradou ao juiz Antonio Zoldan da Veiga, titular da Vara de Execuções Fiscais e Municipais da comarca da Capital e coordenador do Cejusc, que destaca a grande procura dos contribuintes, interessados em ficar em dia com seus tributos municipais e aproveitar as oportunidades oferecidas em mesas de conciliação.
Impostos municipais terão reajuste de 8,5% em Biguaçu
“É um autêntico exemplo em que todos ganham: o cidadão, ao deixar a inadimplência; o município, ao recuperar valores que poderão ser aplicados em melhorias para a cidade; e o Judiciário, ao evitar que tal caso se transforme em ação judicial”, comemora Zoldan. Além das audiências, a Semana Nacional da Conciliação modificou o cenário nas praças da área central da capital.
Afinal, são 16 eventos de natureza cultural, social e histórica realizados de forma simultânea, com diversos serviços oferecidos para a população de forma gratuita. Corte de cabelo, exame de glicemia, balcão de empregos, narração de histórias, passeio a cavalo com a polícia montada, entre outras atrações, garantem movimentação, serviços e divertimento para o público em geral.
Do TJSC