O governador Raimundo Colombo (PSD) se reuniu, nesta sexta-feira de manhã, em Wiesbaden, na Alemanha, com o executivo Carsten Heldmann, que é presidente do Kalle Group, para discutir investimentos da indústria em Santa Catarina. O grupo pretende instalar uma fábrica de R$ 40 milhões.
Ficou definido que em dezembro uma missão liderada por Heldmann terá novos encontros com o governo catarinense para buscar mais informações sobre o Estado e aprovar a instalação da fábrica de “tripa sintética”.
O Kalle Group tem cerca de cinco mil empregados que atuam nas áreas de produção, pesquisa e administração e produz a película comestível que envolve embutidos como salsichas, mortadelas e outros produtos. Hoje, conta com fábricas nos Estados Unidos, Dinamarca, Austrália e Chile. Os maiores clientes do grupo na América Latina estão em Santa Catarina, entre eles, a Aurora, Brasil Foods e JBS.
Carsten Heldmann disse que a empresa projeta investimentos para os próximos quatro anos e viu a necessidade de instalação de uma nova unidade. Para atrair o investimento alemão, o governador Colombo detalhou todos os indicadores sociais catarinenses e destacou que SC tem os menores impostos e taxas em relação aos demais estados brasileiros.
“A reunião foi positiva, porque é um setor que tem muito a ver com Santa Catarina, de alta tecnologia e é a maior empresa do mundo nessa área”, afirmou o governador, ao ressaltar que as negociações avançaram muito. “Ficou muito clara a intenção dos alemães de investirem”, disse Colombo. Depois da reunião, o governador acompanhou os diretores em uma visita pela fábrica em Wiesbaden.
O primeiro contato do Governo de Santa Catarina com o Kalle Group ocorreu em 10 de setembro deste ano. No dia 23 do mesmo mês, em Florianópolis, foi realizada uma reunião com dirigentes da empresa.
O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, e o diretor de Finanças e Relações Institucionais da Celesc, José Carlos Oneda, também participaram do encontro desta sexta-feira com os demais diretores do Kalle Kees Brás, Mike Cox e Marvin Benfer.
Outra fábrica
Colombo também está otimista com outros investimentos alemães em SC, principalmente com as negociações que envolvem uma empresa de chicotes para automóveis, prevista para se instalar na região de Mafra. “O empreendimento prevê a geração de cerca de dois mil empregos e as negociações estão bem adiantadas”, salientou.
O governador disse que este é o momento de o governo avançar na atração de investimentos, já que a valorização do dólar está favorável para as empresas internacionais.
As informações são da assessoria.