Quinta-feira começa com nevoeiro em parte de Santa Catarina

Publicidade

A quinta-feira (30) foi mais um dia que iniciou com nevoeiro em algumas cidades de Santa Catarina.  A imagem abaixo mostra a indicação de nevoeiro através da imagem do satélite GOES13.mapa nevoeiro litoral de SC

Este fenômeno é comum no inverno, quando a temperatura fica mais baixa. Os nevoeiros se formam quando a temperatura cai até um ponto em que a umidade relativa chega a 100%, condensando assim o vapor d’água na atmosfera e formando estas nuvens próximas à superfície.

Continua após a publicidade

Os nevoeiros ocorrem na maioria das vezes em dias de céu claro, quando há um sistema de alta pressão sobre a região. Este sistema inibe a formação de nebulosidade, fazendo com que a temperatura próximo à superfície sofra maior queda durante a noite (por perda radiativa, como ilustrado na figura abaixo) e assim favorece a ocorrência de nevoeiros. Acima do nevoeiro a temperatura aumenta rapidamente, formando o que é chamado de inversão térmica.

A radiosondagem da última noite realizada em Florianópolis mostra a queda na temperatura próximo à superfície (parte de baixo do gárfico). O ponto em que a temperatura (linha da direita) encontra a temperatura do ponto de orvalho (linha da esquerda) indica que a umidade relativa chegou a 100% e ocorre a formação do nevoeiro. O litoral catarinense também sofre influência de nevoeiros causados pelos ventos úmidos do mar, que são resfriados pelo contato com a superfície continental mais fria, provocando o mesmo mecanismo de inversão térmica.

resfriamento_radiativo

 Nos próximos dias, os nevoeiros devem ser frequentes no Estado, devido à persistência dos sistemas meteorológicos que causam este fenômeno, informa a Epagri.

Publicidade