Samu de Biguaçu retoma atendimento à população

Publicidade
Foto: Paulo Rodrigo Ferreira – DICOM

Da Assessoria – Na manhã desta quarta-feira (9), o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Biguaçu retomou o atendimento à população através do 192. O serviço que havia sido interrompido nas últimas semanas de 2018 para reorganização e reintegração, volta a ser prestado por quatro equipes, que em plantões e escalas de 12×36 atenderão também os municípios de Antônio Carlos e Governador Celso Ramos.

O SAMU Biguaçu conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB 06) e os plantões são assistidos por um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. Em casos de necessidade, o município recebe o suporte do SAMU Avançado, com equipes formadas por um médico, um enfermeiro e um condutor ou ainda de helicóptero em casos mais graves.

Continua após a publicidade

Durante o período em que foi reorganizado, o município foi assistido por equipes do município de São José e do Corpo de Bombeiros Militar da cidade.

“Queremos com a retomada das atividades garantir a efetividade do serviço em nossa Comarca, reduzindo o tempo entre a chamada da população e o atendimento e o encaminhamento para nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) ou para uma unidade hospitalar”, comentou a secretaria de Saúde, Genivalda Ronconi, ao acompanhar o primeiro plantão desta quarta-feira.

Além do reinício dos serviços do SAMU, Biguaçu recebeu mais uma boa notícia nos últimos dias. Publicada no Diário Oficial da União de 27 de dezembro de 2018, a Portaria nº 4.298/2018 do Ministério da Saúde contempla o município com uma nova ambulância que deverá ser entregue durante este ano.

O que é o SAMU?

O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, com a finalidade de melhorar o atendimento à população. Foi criado em 2003 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências. Através do 192, o SAMU presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e vias públicas.  É responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência via telefone, pelos atendimentos móveis que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais.

Em Biguaçu, a base do SAMU fica junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), situada na Rua Quintino Bocaíuva, bairro Rio Caveiras.

Quando devo chamar o SAMU ou os Bombeiros?

É importante que população saiba diferenciar os casos em que deve chamar o SAMU ou o Corpo de Bombeiros. Abaixo, apresentamos uma lista para que você identifique e saiba a quem recorrer em casos de urgência e emergência.

SAMU 192

Dores no peito de aparecimento súbito;

Crises convulsivas (ataque, convulsão);

Situações de intoxicação ou envenenamento;

Acidentes de trânsito ou atropelamento;

Queimaduras graves;

Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas);

Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou feto;

Perda de consciência (desmaio);

Queda acidental;

Sangramentos e hemorragias.

Bombeiros 193

Incêndios;

Acidentes com pessoas presas nas ferragens;

Tentativas de suicídio;

Choques elétricos;

Salvamentos aquáticos;

Quedas com mais de 7 metros;

Desabamentos;

Deslizamentos de terra;

Vazamentos de gás.

Publicidade