Santa Catarina recebe missão parlamentar da Alemanha

Publicidade

*Rafael Paulo

Parlamentares alemães do Estado da Baviera chegarão a Santa Catarina nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, para estreitar laços entre os estados e acompanhar a assinatura de acordos de cooperação. Eles integram a Comissão para Assuntos Federais e da Europa e Relações Regionais da Assembleia Legislativa da Baviera. Na agenda, estão previstos encontros com representantes dos poderes Executivo e Legislativo e entidades de pesquisa catarinenses.

Continua após a publicidade

Nesta sexta-feira, os integrantes da comitiva bávara se encontrarão com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merisio. Depois, acompanharão a assinatura de um termo de cooperação entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fundação CERTI e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e entidades de pesquisa da Baviera. A agenda de sábado inclui compromissos com representantes da Fundação CERTI, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Fapesc.

Na segunda-feira,  dia 16, antes de seguir para São Paulo, o grupo se reúne com integrantes do Governo do Estado. Segundo o consultor geral da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), Marcelo Trevisani, há um protocolo de cooperação entre Santa Catarina e a Baviera assinado desde 2003. “Receberemos a delegação da Baviera para debater a ampliação da cooperação já existente, que abrange as áreas de economia, cultura e tecnológica, e também demonstraremos que estamos prontos para receber novos investimentos bávaros”, antecipa Trevisani.

De acordo com a Representação da Baviera no Brasil, há cinco filiais de empresas bávaras em Santa Catarina, como a BMW e a Siemens, além de 17 representação comerciais. Já a catarinense Tupy tem uma filial na Baviera. Há ainda 10 de cooperações universitárias, como os acordos entre a Univille e a Universidade de Nürnberg, e entre a Univali e a TH Deggendorf.

*Rafael Paulo é assessor da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais.

Publicidade