SC teve rajada de vento de 132 km/h durante temporal nesta segunda-feira

Publicidade

Os temporais dos últimos dias, em Santa Catarina, provocaram ventos de até 132,84 km/h em Curitibanos, no Meio-Oeste, região mais atingida pelos temporais de segunda-feira (17), assim como o Oeste e Planalto Sul. Esses temporais provocaram fortes rajadas de vento em todo o Estado.

As regiões catarinenses próximas à divisa com o Rio Grande do Sul foram as mais atingidas pela chuva. Em Timbé do Sul, no Litoral Sul, o total de chuva de segunda-feira (17) ficou em 80 milímetros (equivalente a 80 litros de água por metro quadrado). Totais em torno de 40 a 50 mm foram registrados nas demais regiões catarinenses, exceto no Litoral Norte, onde o volume de chuva foi menor.

Continua após a publicidade

Nesta terça e quarta-feira (18 e 19), persiste a condição de pancadas de chuva com descarga elétrica em todo o Estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60 a 90 km/h), especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.

Na quinta-feira (20) ainda há chance de temporais isolados na madrugada nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e no período da manhã e tarde nas demais regiões, por influência de um sistema de baixa pressão que desloca para o Oceano. No decorrer do dia e no fim da semana, diminui a condição de temporais em SC.

As informações são da Epagri/Ciram.

Publicidade