Secretaria de Agricultura promove curso gratuito sobre irrigação

Publicidade

Da Assessoria – A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Aquicultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou recentemente um curso gratuito de irrigação localizada e fertirrigação, na comunidade de Três Riachos. ​Além de aula teórica, foi realizada atividade prática, somando dois dias de aprendizado. As aulas deram ênfase ao sistema de irrigação localizada por gotejamento e fertirrigação em ambientes protegidos em estufa.

Os principais temas abordados foram o manejo de água, comportamento da água em diferentes tipos de solo, equipamentos utilizados, cálculos de dimensionamento e ajuste do sistema de irrigação e ainda aspectos relacionados à adição de nutrientes no sistema de irrigação (fertirrigação).

Continua após a publicidade

Com o curso, os agricultores puderam ver que a adoção da irrigação por gotejamento, além de garantir um suprimento adequado de água à planta, é também um veículo prático para a aplicação de fertilizantes e defensivos.

Quando bem planejado e bem administrado, o método oferece uma série de vantagens agronômicas e econômicas extremamente importantes e, em consequência disso, em comparação com outros sistemas de irrigação, pode proporcionar menor consumo de água e de energia, maior uniformidade de aplicação de água e fertilizantes, alta performance em fertirrigação e a redução do custo de mão de obra.

Estiveram acompanhando as atividades o secretário de Agricultura, Luan de Souza Pereira, e profissionais da área técnica da pasta.

Para saber mais sobre cursos na área rural, entre em contato com a Secretaria de Agricultura, que fica localizada na Rua Lúcio Born, n° 12, Centro de Biguaçu. O telefone para contato é o (48) 3094-4116 ou através do Biguá Zap (48) 99148-9204.

Publicidade