Secretaria de Justiça de Santa Catarina forma mais 264 agentes penitenciários

Publicidade

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), realizou, nesta quinta-feira (15), em Curitibanos, no Planalto Serrano, a formatura de 264 agentes penitenciários no Curso de Formação Inicial, aprovados remanescentes do último concurso realizado em 2013. Os agentes atenderão todas as regiões do Estado de Santa Catarina, informa a assessoria.

Para a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, a contratação desses novos agentes será um reforço fundamental para melhorar a segurança e o atendimento nas 48 unidades prisionais. “Além de capacitação e treinamento, estamos sempre lutando para garantir melhores condições de trabalho para os nossos agentes, com uniforme, equipamentos, armamentos e novas viaturas, além de uma condição salarial que melhora a cada dia aliada à uma gestão eminentemente técnica”, ressaltou a secretária.

Continua após a publicidade

As aulas teóricas foram ministradas na Universidade do Contestado (UnC), no Campus de Curitibanos, já as aulas práticas ocorreram na Penitenciária da Região de Curitibanos, localizada no município de São Cristóvão do Sul. Segundo o diretor da Acadejuc, Rafael Fachini, a Formação Inicial, com um total de 390 horas/aula, foi concebida para desenvolver habilidades necessárias ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo de agente penitenciário. “Durante as aulas, teóricas e práticas, os alunos tiveram acesso a diversos conteúdos como Rotinas Administrativas, Defesa Pessoal, Armamento e Tiro, Criminologia e Direitos Humanos”, explica Fachini.

O secretário-adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, fez questão de destacar a nova realidade do  sistema prisional catarinense. “Hoje temos um sistema que é modelo nacional com 57% dos apenados trabalhando e 1,5 mil estudando, uma categoria cada vez mais valorizada, reconhecida e respeitada, tudo isso é resultado do empenho, esforço e dedicação da nossa secretária Ada de Luca”.

Durante a solenidade também estiveram presentes gestores prisionais, agentes penitenciários de diversas regiões do Estado, representantes locais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, do Departamento de Administração Prisional, vereadores municipais, o prefeito de Curitibanos, José Antônio Guidi, a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, o vice-prefeito, Antonio Roberto Baticini, o secretário de Desenvolvimento Regional, Roque Stanguerlin e demais autoridades.

Publicidade