Secretaria de Saúde alerta para cuidados, combate e prevenção à tuberculose

Publicidade

Da Assessoria – A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta semana uma campanha de conscientização, combate e prevenção à tuberculose. O trabalho acontece em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no último sábado (24), e tem como objetivo levar à população esclarecimentos sobre os cuidados necessários para prevenir e combater a doença.

Causada por uma bactéria, a tuberculose é uma doença altamente contagiosa e que pode ser facilmente transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais do indivíduo contaminado. O problema é considerado grave e afeta principalmente os pulmões, mas também pode prejudicar outros órgãos.

Continua após a publicidade

Em adolescentes e adultos, o principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse persistente por mais de três semanas, podendo estar associada ou não à febre e suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento. Em crianças menores de 10 anos de idade, a febre moderada e persistente é a principal manifestação clínica. Nas formas extrapulmonares de tuberculose, que são menos frequentes, os sinais e sintomas variam de acordo com o órgão ou sistema acometido.

Secretaria de Saúde realiza campanha sobre cuidados e combate à tuberculose (Foto: Paulo R. Ferreira/ DICOM)

Na presença dos sinais e sintomas acima descritos, é importante procurar uma unidade de saúde para realização de exames e se o diagnóstico for positivo iniciar imediatamente o tratamento. O diagnóstico da doença é feito por exame clínico, chamado baciloscopia (exame do escarro), raio-X de tórax ou prova/reação tuberculínica, que apenas verifica se o indivíduo teve ou não contato com a bactéria. O tratamento consiste basicamente na prescrição de antibióticos. O problema necessita de cuidados constantes por aproximadamente seis meses. Período em que o indivíduo ainda pode ter resquícios da doença em seu organismo.

Quem quiser saber mais sobre a doença pode comparecer até a próxima quinta-feira (29/03), na Policlínica Municipal (setor de DST), na Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, 114, bairro Praia João Rosa. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h. Para realização de exames é preciso ir a Unidade Básica de Saúde mais próxima com o Cartão Nacional do SUS e documento de identificação com foto. Mais informações no telefone (48) 3039-8452, ramal 7.

Publicidade