Secretaria de Saúde de Biguaçu promove Dia “D” contra as hepatites virais

Publicidade

No próximo dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Para alertar a população sobre os riscos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, através da Vigilância Epidemiológica – setor imunização, participará da campanha estadual contra as hepatites virais que inicia sábado (25/07) e segue até a sexta-feira (31/07).

O Dia “D” de vacinação será sábado (25/07) nas Unidades de Saúde do Bom Viver, Janaína, Saveiro, Fundos, Centro, Vendaval, Três Riachos, Cachoeiras e na Policlínica Municipal, que estarão atendendo das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Continua após a publicidade

Haverá também atividades relacionadas ao setor DST e coleta de exames. A proposta é alertar a população sobre a prevenção e incentivar as pessoas na realização de testagem para o diagnóstico das hepatites B e C. A ação é voltada para profissionais de salões de beleza, a exemplo de manicures e pedicuros, barbeiros e também para tatuadores, que estão mais susceptíveis a este tipo de doença.

“Na maioria dos casos, os portadores da hepatite não sabem que tem a doença. Por isso, a campanha é de extrema importância por ser uma das formas pela qual podemos intensificar os nossos esforços para evitar que mais pessoas sofram deste problema”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira.

Para o Prefeito Ramon Wollinger, “devemos investir em promoção e prevenção, visando evitar o acometimento de doenças e seus possíveis agravos. Parabéns a todos os participantes pela dedicação a esta iniciativa”.

COMO PREVENIR A HEPATITE B E C

– Vacine-se contra a hepatite B

– Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar.

– Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.

– Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis.

– Utilize material de manicure individual e esterilizado.

– Use preservativo em todas as práticas sexuais.

Publicidade