Secretaria de Saúde promove capacitação para cuidadores em Biguaçu

Publicidade

Os profissionais do Programa Melhor em Casa, da Secretaria de Saúde de Biguaçu, em parceria com o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), promoveram uma capacitação para os cuidadores na quarta-feira (7). Além da aprendizagem e troca de experiências, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a tarefa do cuidador sob novas perspectivas, encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado.

O Programa Melhor em Casa possui uma equipe multidisciplinar de saúde que realiza atendimento domiciliar através do SUS para pessoas incapacitadas ou com dificuldade de locomoção. O programa potencializa uma melhor gestão dos leitos hospitalares e serve de porta de saída para as redes de urgência e emergência, diminuindo a superlotação desses serviços.

Continua após a publicidade

O cuidador geralmente é um membro da família ou pessoa próxima que acompanha as atividades diárias do paciente, auxiliando na higiene, alimentação, dispensação das medicações e outros serviços que se façam necessários. Cuidar não é uma tarefa fácil. Muitas vezes exige esforços cansativos que requerem atenção, paciência, iniciativa, carinho e respeito. Mas acima de tudo, que as ações sejam executadas com segurança.

Atividades realizadas durante a capacitação dos cuidadores - Foto SECOM Divulgação“Oferecemos aos cuidadores uma capacitação para que se sintam seguros e tranquilos na execução de suas tarefas no papel de cuidar”, explica a enfermeira Marina Damásio Azevedo Dutra, coordenadora do Programa Melhor em Casa.

O secretário municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira, destaca que “nosso objetivo é oferecer uma boa assistência à saúde e qualidade de vida ao paciente, capacitando, treinando e esclarecendo todas as dúvidas dos participantes”.

“Bem-estar, carinho e atenção da família aliados à assistência adequada em saúde são fatores importantes para a recuperação de doenças e a melhora dos pacientes. Sinto orgulho de nossa equipe de profissionais de saúde e dos nossos voluntários, atuando de forma efetiva e dedicada junto a cada cidadão que necessita de cuidados.”, ressalta o prefeito Ramon Wollinger.

A informação é da assessoria.

Publicidade