Judoca da Seleção Brasileira é ouro nos Jesc

Publicidade

A modalidade judô dos Jogos Escolares de Santa Catarina foi a primeira a conhecer os campeões na etapa estadual do evento que ocorre em São Miguel do Oeste. Participaram da competição para jovens com idades entre 15 e 17 anos, 148 atletas, desses, 16 irão participar do brasileiro em Londrina (PR), no mês de novembro. 

João Paulo comemora medalha de ouro
João Paulo comemora medalha de ouro nos Jesc, em São Miguel do Oeste. Foto: Pamela Marin/Fesporte

Para o presidente da Federação de Judô de SC, Silvio Acácio Borges, o nível técnico dos competidores foi alto. “A maioria dos judocas são atletas já experientes, que alcançaram faixas superiores a cor verde. Muitos já participaram dos Joguinhos e de competições de nível nacional, graças ao trabalho em conjunto entre escolas, comunidade e famílias desses jovens que sempre os apoiaram. Com isso, a modalidade só têm a ganhar”, ressalta.

Continua após a publicidade

Entre os destaques da competição, está João Paulo Gonçalves, 17 anos. O garoto do Colégio Cenecisco Pedro Antônio Faial, de Itajaí, faz parte da Seleção Brasileira da modalidade sub-18. Tão jovem e já com experiência de causar inveja aos iniciantes. Ele acabou de chegar do Japão, onde participou de um treinamento especial, e foi convocado para jogar com atletas da seleção sub-21. “Foi uma viagem muito interessante onde pude desfrutar da troca de experiências com outros colegas”, destaca.

João Paulo é campeão da primeira fase do Circuito Mundial que ocorreu na Alemanha em 2015. Nos Jogos Escolares de Santa Catarina, não foi diferente: ficou com o ouro na categoria peso pesado mais 90, medalha que entra para a sua estante de recordações. “O judô, na minha vida, é mais do que um esporte, é uma filosofia de vida. Eu pretendo permanecer na modalidade até quando eu puder porque ele só me trouxe benefícios, como bem-estar, auto-estima, desempenho intelectual e ainda me proporciona conhecer muitos lugares, agregando meu nível cultural. Sou um sonhador e tenho certeza que um dia conquistarei a medalha olímpica”, conclui. 

Os Jogos Escolares de Santa Catarina são de iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fesporte, em parceria com as SDRs e as prefeituras. O encerramento está previsto para segunda-feira, 12.

Publicidade