Sesc Saúde Mulher ofertará mamografia e exame preventivo em Biguaçu

Publicidade
Unidade tem consultório, sala de mamografia e banheiro (Foto: Sesc-SC)
Unidade tem consultório, sala de mamografia e banheiro (Foto: Sesc-SC)

Assessoria

As mulheres de Biguaçu serão as primeiras beneficiadas em Santa Catarina pelo projeto Sesc Saúde Mulher, iniciativa em parceria com a Prefeitura Municipal, que irá oferecer gratuitamente exames preventivos de colo de útero (papanicolau) e mamografia, além de uma série de ações educativas. O projeto será desenvolvido em uma unidade móvel, instalada no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde, e a solenidade que marcará o início dos atendimentos acontece no dia 15 de fevereiro, às 13h30min. A unidade permanecerá em Biguaçu até 15 de abril.

Continua após a publicidade

O projeto Sesc Saúde Mulher faz parte de uma campanha nacional e tem como objetivo fortalecer e ampliar as ações de prevenção e o acesso ao diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e do câncer de mama, as principais causas de mortalidade feminina no Brasil e no mundo.

A unidade móvel é composta por hall de entrada, consultório para consulta ginecológica e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa há uma tenda para recepção e ações educativas em saúde.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, sendo que para o agendamento do preventivo as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, levando em mãos seu cartão local e nacional de saúde (SUS), identidade e comprovante de residência. Já o agendamento da mamografia, será feito conforme demanda em fila de espera pelo setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Os exames de mamografia serão ofertados para todas as mulheres, conforme avaliação de profissional de saúde. Os exames de mamografia são oferecidos para mulheres com idade de 50 a 69 anos e o papanicolau de 25 a 64 anos, faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. Porém, em Biguaçu, todas as mulheres, independentemente da idade, poderão realizar os exames.

A equipe de profissionais do projeto, por parte do Sesc, é composta por uma enfermeira, uma educadora em saúde, duas técnicas em radiologia, responsável pela manutenção e motorista. Já por parte da Secretaria de Saúde de Biguaçu, irão integrar a equipe técnicas de enfermagem, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais e vigilantes. Também é importante ressaltar que os profissionais da Estratégia Saúde da Família estão envolvidos com a campanha, fazendo a busca ativa das mulheres para a realização dos exames, bem como conscientizando as mesmas quanto à importância de realizar estes exames.

Para o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, “esta é mais uma ação para atender da melhor forma possível nossa população, especialmente na área da saúde. A crise econômica não nos intimidou e fomos buscar uma ação inovadora, em favor da saúde da mulher biguaçuense. Agradeço a parceria com o Sesc e todos os profissionais de saúde que participam conosco desta importante iniciativa”.

“Por meio deste convênio com o Sesc, vamos levar um atendimento de qualidade e humanizado às mulheres, oferecendo exames preventivos gratuitos que podem detectar precocemente os cânceres do colo de útero e de mama. A prevenção continua sendo o melhor meio para combater essas doenças, pois ao se descobrir em estágio inicial os tumores, a chance de cura é muito maior”, alertou o secretário municipal de Saúde, Ângelo Ramos Vieira.

Saiba mais – informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca)

Colo de útero

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.

Estimativas de novos casos: 16.340 (2016)

Número de mortes: 5.430 (2013)

Mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016)

Número de mortes: 14.388 (2013)

Serviço – Projeto Sesc Saúde Mulher

Data: 15 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 13h30min
Local: estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Biguaçu, Rua Emídio Amorim Veríssimo, nº 114, bairro Praia João Rosa.
Atendimentos: de 15 de fevereiro a 15 de abril, de segunda a sexta-feira.

Publicidade