Tempestade e chuvas torrenciais ocorrem em Santa Catarina

Publicidade

O alerta hidrológico emitido nesta quinta-feira (8) de manhã, pela Epagri/Ciram, aponta que, hoje e amanhã, dias 8 e 9 de outubro, há previsão de tempestade severa em Santa Catarina, com chuva forte, alta incidência de raios, ventania (ventos que podem superar 80 km/h) e granizo (saraiva). Previsão de totais elevados de chuva, especialmente entre o fim da quinta e a sexta-feira, chegando a 150-200 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

“Essa chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro no Planalto Sul e Litoral Sul. Para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os valores previstos são menores com totais de chuva de 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades”, informam os meteorologistas.

Continua após a publicidade

No sábado (10), chuva em boa parte do Estado, alternando com períodos de melhoria sem chuva, especialmente no Oeste. Total de chuva de 10 a 20 mm no Oeste e de 30 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral.

Domingo (11) volta a ocorrer chuva moderada a forte no Estado, devido à formação de um ciclone extratropical entre SC e RS. Total de chuva de 20 a 30 mm no Oeste e Meio Oeste e de 40 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 60-80 mm em algumas localidades.

No período de 08 a 11 de outubro, os totais de chuva podem superar 250 mm nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral, e 150 mm nas demais regiões, como ilustra a Figura 1:

Imagem: National Centers for Environmental Prediction
Imagem: National Centers for Environmental Prediction
Publicidade