Temporais com granizo e fortes rajadas de vento ocorreram em Santa Catarina na tarde desta terça-feira (12). Rajadas em torno de 60 a 80km/h foram registradas nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram, em municípios como Urupema, Água Doce e Novo Horizonte. Os temporais que atingiram o Estado foram provocados pela passagem de uma frente fria, que favoreceu a formação de nuvens de tempestade severa, denominadas de supercélula, que podem originar fenômenos como tornado ou microexplosão.
Na tarde de terça, no município de Presidente Getulio, localizado no Alto Vale do Itajaí, ocorreu a formação de uma supercélula, ocasionando fortes rajadas de vento, que resultaram em danos severos na localidade. Pela avaliação preliminar das imagens de radar e dos danos provocados na localidade, os meteorologistas da Epagri/Ciram definiram o fenômeno como uma microexplosão, com velocidade de ventos estimada em mais de 150 km/h.
Na imagem do radar meteorológico, localizado no município de Lontras, é possível visualizar as áreas nas cores “laranja e vermelho”, que representam a presença das nuvens onde se desenvolveu a microexplosão .
Microexplosões ou tornados estão associados a rajadas de ventos intensos com danos significativos, como corte de árvores e arremesso de objetos. São fenômenos que em poucos minutos se intensificam e se desafazem, causando grandes estragos e atingindo uma área muito restrita, como bairros dentro de um município.
Enquanto o tornado apresenta ventos extremamente fortes em forma de redemoinho (nuvem funil), na microexplosão os ventos intensos deslocam-se da nuvem em direção ao solo em linha reta, em um corredor de vento (sem redemoinho). Dessa forma, os estragos em uma área de vegetação serão bem diferenciados, o que permite uma caracterização do fenômeno.
As informações são da Epagri/Ciram.