Desde a última semana, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina inaugurou um novo formato do serviço de coleta de resíduos recicláveis. Ele é resultado do primeiro convênio firmado com associação de coletores de materiais recicláveis nas unidades do TJSC e fóruns localizados em Florianópolis.
No papel de grande gerador de resíduos e em cumprimento às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Judiciário permite a qualquer tempo o credenciamento de associações e cooperativas de reciclagem por meio de edital próprio. A coleta realizada por essas entidades representa um avanço na inclusão social de catadores e está associada aos cuidados com o meio ambiente.
A reciclagem prolonga o ciclo de vida da matéria-prima e, consequentemente, reduz o volume do lixo destinado a aterros sanitários e diminui o desperdício dos recursos naturais. O convênio prevê a coleta, o transporte e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis. Na associação, os materiais recicláveis passam por triagem e são separados para envio à indústria, conforme o tipo de matéria-prima.
As coletas serão realizadas periodicamente nas unidades da comarca da Capital – Fórum Des. Rid Silva, Fórum Des. Eduardo Luz, Continente, Norte da Ilha (SC 401 e UFSC) – e nas unidades do TJSC de Florianópolis – Sede, Unidade Anita Garibaldi, Unidade Almirante Lamego e Unidade Presidente Coutinho. O funcionamento da coleta seletiva depende da participação ativa dos servidores e colaboradores no momento do descarte.
Assim, os colaboradores devem observar o tipo de resíduo e verificar o local adequado para colocá-lo. Os coletores possuem as cores azul, vermelha, verde e amarela para o descarte de papel, plástico, vidro e metal respectivamente. As lixeirinhas pretas e os coletores cinza servem para o descarte do lixo sujo e de restos de comida. Também é importante acondicionar apropriadamente resíduos pontiagudos, a fim de não machucar quem for manuseá-los.
A Secretaria de Gestão Socioambiental disponibilizou informações sobre os diversos tipos de resíduos. Para acessar, clique aqui.